Apoio ao Doente

Perante um diagnóstico de cancro da próstata é normal que o doente tenha uma sobrecarga emocional, se sinta perdido, com dúvidas, com stress e ansiedade, com o passar do tempo, pode levar mesmo a um desequilíbrio psicológico e emocional.

Desta forma, é fundamental manter uma atitude positiva e introduzir desde logo mudanças saudáveis no estilo de vida que serão, sem dúvida, benéficas tanto para superar a doença como para conseguir conviver melhor com ela.

É sabido que seguir uma dieta equilibrada pode ajudar a que se sinta melhor e a ter mais energia para enfrentar o tratamento, sendo que os médicos, enfermeiros e dietistas podem ser fundamentais na ajuda da elaboração de uma alimentação mais saudável, com calorias e proteínas suficientes, que permita reagir mais facilmente à doença.

É também fundamental que os doentes possam encontrar apoio na troca de informação com pessoas em situação semelhante à sua, sendo importante fomentar a sua participação em grupos de ajuda e associações de doentes (que habitualmente dispõem de várias valências, nomeadamente do apoio de psicólogos).

Também a prática de exercício físico de intensidade moderada, sempre com aconselhamento médico, pode ajudar a melhorar o ritmo cardíaco e a circulação, a fortalecer os músculos, a diminuir o cansaço e a ansiedade e ajudar a que se sinta melhor em termos psicológicos e emocionais.

Após o tratamento, o acompanhamento por parte de uma equipa médica é igualmente vital, pois só assim será possível detetar possíveis alterações na evolução da doença.

“LET’S TALK PROSTATE CANCER”

Mudar o panorama do cancro da próstata e ajudar os doentes que sofrem desta patologia é também uma questão de melhores políticas. Para isso foi criada o E-Atlas Cancro da Próstata, uma plataforma integrante da campanha “Let’s Talk Prostate Cancer”. No website https://www.letstalkprostatecancer.com/ poderá encontrar: