O Cancro da Próstata

O que é?

O cancro da próstata acontece devido a uma anomalia nas células glandulares. Numa situação normal, as células crescem e dividem-se para formar novas células, sendo que algumas morrem e são substituídas por outras. No cancro, e por razões desconhecidas, estas começam a multiplicar-se de forma descontrolada e a um ritmo mais elevado e, por outro lado, as células velhas e doentes não morrem, acumulando-se no órgão, dando, desta forma, origem ao tumor.

Este tipo de cancro tem a particularidade de evoluir de forma silenciosa. Na maior parte dos casos, os doentes não têm qualquer sintoma durante a sua progressão e as queixas surgem já em estados avançados da doença.

DADOS DE INCIDÊNCIA, PREVALÊNCIA E MORTALIDADE

Existem diversos fatores que podem aumentar o risco de sofrer de cancro da próstata, entre eles:

Estadios da doença

O cancro da próstata pode ser detetado em diferentes estadios. Se o tumor estiver limitado à próstata, falamos de um cancro localizado. Se este já se tiver difundido para fora da próstata, para os tecidos próximos, como as vesículas seminais, o colo vesical ou os gânglios linfáticos, é chamado de localmente avançado. Já a doença metastizada acontece quando o tumor se propaga para os gânglios linfáticos distantes ou para outros órgãos.

Sintomas

O cancro da próstata é habitualmente assintomático durante anos, o que significa que não existem sintomas claros que o possam revelar, progredindo sem manifestar a sua presença. De qualquer forma, alguns homens podem apresentar sintomas urinários, sendo importante esclarecer se são relacionados com alterações benignas, como é o caso da hiperplasia benigna da próstata, ou com a presença de um cancro. Se o cancro da próstata causar sintomas é geralmente uma indicação de que a doença progrediu. Esses podem incluir: